segunda-feira, 9 de julho de 2007

Uma noite na fila - Parte I

PRIMEIRAS IMPRESSÕES

Exatamente às 8h40 da última terça-feira, alcancei o guichê de troca do Ginásio Geraldo Magalhães, Geraldão, e troquei os Vales-Cidadão por três ingressos aos quais tinha direito para Sport x Corinthians, na quarta. Era o fim de uma jornada de desgastantes 10 horas e 10 minutos que passei para poder relatar a experiência de varar a madrugada na fila para conseguir entradas via programa estadual Todos com a Nota, como milhares de torcedores fazem. Não me identifiquei como repórter.

Cheguei à Rua Jalisco, ao lado do Geraldão, às 22h30 da segunda-feira. Pensando em encontrar apenas alguns poucos corajosos guardando os primeiros lugares na fila, me surpreendi com a pequena multidão que enchia o local. Enquanto alguns se escondiam em pequenas barracas improvisadas com lonas, outros estavam deitados ao ar livre e alguns apenas conversavam e se entretiam com jogos, como dominó e damas.

A noite nublada não estava tão fria, mas a maioria dos presentes tinha seus cobertores. Outros arrumaram uma maneira divertida de se esquentar: jogar bola. Alguns descalços, outros não, eles improvisaram quatro 'peladas' no meio da rua, com barrinhas feitas de pedras e sandálias. Instigado pelo clima amigável, segui em frente e me posicionei na fila, cujo final estava há cerca de cem metros do início.

O cenário era formado por homens e poucas mulheres trajando, em sua maioria, camisas rubro-negras e de torcidas organizadas. Boa parte deles se cumprimentavam e relatavam fatos acontecidos em outras oportunidades. 'Aquele cara do café é 'cabueta' dos home (sic)', declarou Coroa, que estava do meu lado, desconfiado do comerciante ser um agente infiltrado da polícia.

O dono do apelido, Coroa não aparentava ter mais de 50 anos. Ainda assim, atuava como uma referência. 'Quando o Choque chegar, a turma vai correr pra cá e os 'home' vão sair batendo em quem não tiver colado na parede', me avisou. Atento ao conselho, me encostei e analisei o ambiente em busca de cambistas."

Um comentário:

Anônimo disse...

KKKKKKKK...sei que fico rindo com um monte de besteira,mas fico imaginando esse coroa falando do cara do café!
A Parte I das suas matérias sempre me deixa na curiosidade do que vêm em seguida.